Lançado em Janeiro de 2009 a sétima versão do sistema operacional da Microsoft promete mudar um pouco o conceito dos seus S.O.s que desde o Windows 95 atuam encima das mesmas características, mudando apenas as interfaces gráficas e adicionando recursos que comumente não se usam e que pedem cada vez mais recursos de Hardware. O projeto cujo codinome é Vienna (visto que sempre os projetos da Microsoft foram nomes de cidades) já está na sua versão Beta e disponível para Downloads “gratuitamente” para as cobaias que queiram fazer teste do novo S.O..
A versão final do Sistema será lançada em 22 de Outubro de 2009 e poderá ser migrado do Windows Vista (longhorn). Através da evolução do Windows várias atribuições foram Incorporadas neste sistema e que eu denominei carinhosamente de “7 Pecados Capitais”.
Windows 7 – Sete Pecados Capitais
Pecado 1 – Gula
Os requisitos para garantiria de instalação e funcionabilidade do novo sistema são muitos, assim como toda nova versão do Windows, estes requisitos tendem a cada vez crescer mais. Testes efetuados com uma instalação simples sem nenhum software adicional (Windows Mail por exemplo).
Espaço de 16GB disponível no HD
(Meu Hdzinho de 10GB virou um pendrive)
Placa de vídeo de 128MB com suporte a DX9
(Placa de vídeo Onboard nunca mais)
Um drive de DVD-R/W
(Adeus aos leitores de CD)
Processador de 1GHz (32-bit ou 64-bit)
(O mínimo pra funcionar)
Memória RAM de 1GB
(Recomenda-se 2 GB)
A instalação simples utilizou 8GB de HD e mais 1 GB para paginação de memória,
Lembro-me da instalação do 3.11 que eram 7 disquetes. Como este S.O. ficou guloso -ao passar do tempo.
Pecado 2 - Avareza:
As licenças do sistema seguirão o modelo do Windows Vista e, de acordo com cada licença seu PC sofre restrições de uso (o que é um absurdo).
Formas de Licença:
FPP (Full Package Product) – Licença da caixa, quando compra-se o produto em uma loja.
OEM (Original Equipment Manufacturer) – Licença que só pode ser utrilizada uma única vez no equipamento, vem geralmente com PCs novos
Licenciamento por volume – Várias permissões em uma única licença, geralmente utilizado por empresas.
Limitação de Versões
Starter Edition, Antigamente no Windows Vista permitia abrir apenas 3 programas simultaneamente(aff...) desta vez a Microsoft voltou atrás e vai limitar apenas o uso da memória RAM e é de uso exclusivo para processadores de 32 bits.
Home Basic – Impossibilita a Ripagem de DVD.
Home Premium – Assim como as anteriores não vem com IIS Web Server e somente a partir desta versão é que se pode ter o uso do TouchScreen.
Ultimate – somente esta vai ter todas as funcionabilidades.
Pecado 3 – Inveja
Sempre “copiando” as novidades de outros sistemas operacionais como ocorreu no Windows 95 em que, 6 anos depois a barra do menu do Iniciar era uma cópia mais colorida da barra do Mac OS 89. desta vez não podia ser diferente com uma interface parecida com a do KDE 3.0 e utilizando um recurso parecido com o dock utilizado já há algum tempo pela Apple no MACOSX.
Já vi isso em algum Mac...
Pecado 4 – IRA
Guerra dos navegadores
O que está despertando a Ira deste novo lançamento é a lei Anti-Truste que proíbe a venda casada de outros softwares juntamente com o sistema para impedir a prática de monopólio. Já que, de acordo com os desenvolvedores o sistema operacional não funcionaria sem o Internet Explorer pois o mesmo já vem junto ao processo “explorer.exe” e é extramente necessário para a navegabilidade do sistema. A Organização Mundial do Comércio pode estabelecer sanções à comercialização do sistema. Na Europa por exemplo cogita-se que ele tenha que vir com os outros navegadores rivais, Firefox, Opera, Chrome, para que não se caracterize a prática de monopólio.
Pecado 5 – Soberba
A Microsoft aposta na utilização do conceito de computação nas nuvens por isso o motivo do S.O. não vim com Windows Mail e utilizar o Windows Live Mail sem contar com a possibilidade de utilização também do Live Desktop.
O sistema já vem com a possiblidade de utilização do seu próprio VHD (Virtual Hard Disk) para emulações de máquina virtual sem ter que deixar de mão o Windows 7.
Boot Manager do VHD
Live Desktop
Pecado 6 – Luxúria
O Windows 7 vem pronto para ser utilizado com telas Touch Screen o que provavelmente é o anúncio da morte do nosso querido mouse.
Pecado 7 – Preguiça
Para os preguiçosos que não querem mudar mas por exemplo comprarem um PC que já vem com o Windows 7, o novo sistema operacional vem com o Windows XP Mode conhecido por XPM, este modo emula o Window XP e oferece pleno funcionamento para aqueles softwares incompatíveis com Windows Vista e o Windows 7 (Build 7100 RC). Querer voltar a ser o XP é o cúmulo da preguiça.
Xp Mode ON!
Bom espero ter contribuído com as informações, e desmistificado alguma coisas sobre o lançamento do windows 7.
>shutdown now
killing all process....
bye !