terça-feira, 27 de outubro de 2009

Poesia - Paradigma


Esse tempo,
que nunca parou para me ouvir
Falhei com ele sem poder me redimir
Passou rápido, pude nem me destrair
Acabei sendo trazido zonzo até aqui.

Essa vida,
Que se dizia de alegria todo o dia
Tinha vontade de vivê-la em intensa demasia
Agora eu vejo toda sua dificuldade,
Tão tarde que já levou parte da minha idade.

Esses amores,
Que consumiram meu tempo e meu coração
Que muitas vezes se camuflavam, eram só paixão.
Vejam só onde termina esta situação !
Alma ferida, solitária e sem comemoração.

Tratemos de lhe dar com este tempo andante,
Realidade é remédio para uma vida sonhante
Ninguém se importa mesmo com este amor errante
Muito menos com um solitário ser pensante

Mas seja para onde for...
Cautela com o tempo, a vida e o amor.

Por Arllen Lira
(27/10/2009)

sábado, 24 de outubro de 2009

Poesia - Ai como eu queria


Ai como eu queria!
Saber belas palavras para a insórdida poesia
Talvez eu pudesse te passar um pouco de alegria
e anunciar a chegada de um novo dia

Ah se eu esquecesse...
Para que esta dor no meu peito não estremecesse
E tudo que eu sou denovo não se perdesse
Quem sabe aquele menino não enlouquecesse

Ai esse teu silêncio !
Arde mais que as palavras ditas e escritas
Mas, esquece naum dá ouvido pro que penso
Não passa de ardor, sensação esquisita

por Arllen Lira

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Renovação do nosso entendimento

O entendimento a respeito de algo reflete na nossa maneira de ser e pensar em relação a este algo, e a renovação disto influencia diretamente na nossa renovação diária. A bíblia nos ensina muito sobre o entendimento e como mudar pontos de vista para melhorar através de atitudes e pensamentos.

Podemos a cada dia ser pessoas melhores, mas lembrando que a meta não é a perfeição e sim o aprefeiçoamento diário pois se colocarmos como meta a perfeição, iremos nos frustrar ou se acaso alguém achar que chegou a tal perfeição pode simplesmente estagnar em tal ponto o que a tornará em certo tempo obsoleta.

Na carta aos Romanos o apóstolo Paulo relata sobre:


Não se moldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar, boa e agradável e perfeita vontande de Deus”

Romanos 12:2


É um pouco complicado não se moldar a certos padrões deste mundo quando não se está vigilante, quando se percebe já estamos agindo conforme o que a filosofia determina como “senso comum” o que é um padrão deste mundo que inconscientemente seguimos.

Precisamos estar atentos e não confiar em nossa mente, pois a mente mente e ela faz isso estritamente para satisfazer alguns desejos carnais, naturais a todo ser humano.


Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo que há no Mundo diz respeito a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e ostentação de bens, não provém do Pai, mas provém do mundo. O mundo e asua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”

1 João 1:15-17


Experimentar e comprovar a boa e perfeita vontade Deus mencionada na carta de Paulo é a que Jesus Cristo fala explicitando o motivo de sua vinda:


...Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”

João 10:10b


Viver plenamente é viver em paz consigo mesmo , com os outros e principalmente com Deus, com isso conseguimos ficar debaixo de sua graça o que traz um equilíbrio extremo em nossas vidas.


Por isso irmão tenhamos o entendimento que Deus quer para nós, assim não empacamos como ocorre com muitos sem entendimento. Para que possamos prosseguir em paz em nossa jornada.


Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem”

(Salmo 32:8-9).

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Madrugada




Faz silêncio...
sopra o vento,
Sutil Madrugada,
esfria,
este dia,
quente...
Você Ausente,
mas presente.

Distante, do que sonhamos
Bem perto do que planejamos

Não há mais medo,
foge da noite...
Vive cedo.

Morreu a dor,
e junto com ela todo o mal e rancor.
Equilibrou-se, pois revelou-se.

Estafado,
não quer mais pecado
mas falta um pedaço...
do coração.
Pois neste peito,
a verdade crua,
é que lá na Lua
Se perde a razão
ali mora a paixão.

por Arllen Lira

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Memristor - O quarto componente da eletrônica fundamental e a revolução da computação.

Memristor.


Postulado pelo cientista Leon Chua em 1971, que ao analisar a relação entre resistência elétrica e fluxo magnético, verificou a possibilidade da resistência elétrica poder variar de acordo com a corrente que passa pelo elemento. Até o início deste século este efeito não seria bem vindo em um resistor comum que tem que manter sua resistência sem variância, porém 30 anos depois o cientista Stanley Williams e o seu grupo de pesquisa trabalhando com eletrônica molecular começaram a notar um comportamento estranho em seus dispositivos.

Utilizando um nanofio composto por Dióxido de Titânio (TiO2) foi observado o seguinte comportamento; O TiO2 puro é um semicondutor, ao ser aquecido parte do oxigênio é expelido(-q,O) deixando bolhas com carga(Ti, +q) que fazem o material se comportar como um metal. Williams compôs uma chave em que o de cima é o semicondutor e o de baixo é o de metal. Ao se aplicar uma tensão(V) ao dispositivo gerando uma diferença de potencial faz com que as bolhas de metal subam reduzindo a resistência do semi-condutor e tornando-o um condutor. Já a ddp aplicada no sentido inverso faz com que as bolhas desçam para a camada inferior retornando ao estado inicial do dispositivo. Quando a voltagem pára, a resistência fica em seu último estado, fazendo assim que este sistema tenha memória, é aí que entram os benefícios da utilização deste componente na computação, pois anuncia uma grande mudança no armazenamento de dados.


Associação de 17 memristores


Este componente tratará de forma diferente os meios de armazenamento usados hoje em dia, em que, quando se trata de um circuito digital é necessário ter energia para se guardar a última informação armazenada em tempo de execução (daí a necessidade de sempre ter que “reiniciar” o computador quando o desligamos), ou caso contrário se armazena em meios magnético (Ex; Hard Disk).

Com o memristor poderíamos colocar um computador para hibernar sem ter necessidade do uso de energia e com o uso da nanotecnologia a resolução aumentará em 1000 vezes pois se aproximará do limite molecular atomístico. Uma memória RAM de 1GigaByte valerá algo em torno de 1 TeraByte.

Poderemos também basear o seu funcionamento em padrões de ondas, diferente dos famosos bits 1 e 0 usados na eletrônica atualmente, com isso uma associação de memristores poderia gerar o que no nosso cérebro é conhecido como sinapse, em que um sinal é processado por uma padrão e não discretamente como num sinal binário (quadrado).

Essa aplicação é muito valiosa para Inteligência Artificial pois tornará cada vez mais viáveis a implementação dos computadores “neuromórficos” que aprendem através de padrões diferente dos que precisam de um software para determinar instruções.

Sinapse do cerebral.

A Hewlett Packard já vai incorporar os memristors em sua versão denominada RRAM em 2009 e talvez disponível em 2010 no mercado.


Exemplificando de forma simples o fluxo magnético através da tensão em uma carga por um determinado tempo proporcional à corrente:

Tensão em função da carga;

U (q) tende a zero para o fluxo magnético , tal que;

Lei de Faraday:

Φm = ∫ M (q) dq = ∫ M(q (t)) dt I

B(q) fica cíclico (senoidal) de modo que:

M(q) = M(q - Δq) para q e alguns Δq, por exemplo, sen2 (q / Q).


B(q) é cíclico, de modo que M(q) = M (q - Δq) para todos os q e alguns Δq, por exemplo, sin2 (q / Q).

Fluxo no fio através da tensão em um determinado tempo:

V = dΦb / dt

O funcionamento está em um simples fio em loop com baixa resistência, pois terá alto fluxo se for em uma direção e pouco fluxo se for "induzida", na direção oposta.

Equação do memristor para seu estado desligado (OFF).

Observe que D = espessura da fio de (TiO2), portanto só perceptível na escala nanométrica

No vídeo abaixo Stanley Williams mostra o funcionamento do memristor e sua utilização para armazenamento através de chaves em "crossbar".




Portanto eis o futuro da Engenharia Elétrica e da Computação, espero ter colaborado com o resumo deste revolucionário componente.

Por Arllen Lira

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Veja




Não há alegria no que faço
Nem certeza nos meus passos
Vago sozinho por este espaço
Sucumbindo à solidão e ao cansaço.

Relembro a alegria do primeiro abraço
E a delicadeza do teu traço...
Vem! Tira de mim este mormaço
E quebranta meu peito de aço

Espere, aguarde e veja...
no céu as mais lindas estrelas
na vida superarei a tristeza
agradeço a Deus por poder vê-las

vivenciado a vida,
sozinho, amigo rapaz...
cuspindo na dolorosa ferida,
olho pra frente, busco amor e paz.

por Arllen Lira

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Eu quero segurar sua mão.


Um dia desse aconteceu algo comigo muito especial que esta música diz tudo, lembrei dela quando o vi filme "Acroos The Universe", esse filme é demais, e tem várias músicas dos Beatles. Dentre elas "I Want Hold Your Hand".

Espero um dia poder segurar sua mão novamente.

Trecho do Filme com a música




I Want To Hold Your Hand

Eu Quero Segurar A Sua Mão



Oh yeah, I'll tell you something,É, eu vou lhe dizer uma coisa
I think you'll understand. Acho que você vai entender
When I say that something... Quando eu disser o que é...
I wanna hold your hand, Eu quero segurar sua mão
I wanna hold your hand, Eu quero segurar sua mão
I wanna hold your hand. Eu quero segurar sua mão


Oh please, say to mePor favor, me diga
You'll let me be your man Que você me deixará ser o seu homem,
And please, say to me E por favor, me diga
You'll let me hold your hand. Que você me deixará segurar a sua mão
Now let me hold your hand, Agora, deixe-me segurar sua mão
I wanna hold your hand. Eu quero segurar sua mão


And when I touch you I feel happy inside.E quando eu te toco me sinto feliz por dentro
It's such a feeling that my love É um sentimento tão forte que, meu amor,
I can't hide, I can't hide, I can't hide. Eu não consigo esconder

Eu não consigo esconder

Eu não consigo esconder


Yeah, you've got that something,Você tem aquela coisa especial
I think you'll understand. Acho que você vai entender
When I'll say that something Quando sinto aquela coisa especial
I wanna hold your hand, Eu quero segurar a sua mão
I wanna hold your hand, Eu quero segurar a sua mão
I wanna hold your hand. Eu quero segurar a sua mão


And when I touch you I feel happy inside.E quando eu te toco me sinto feliz por dentro
It's such a feeling that my love É um sentimento tão forte que, meu amor,
I can't hide, I can't hide, I can't hide. Eu não consigo esconder

Eu não consigo esconder

Eu não consigo esconder


Yeh, you've got that something,Você tem aquela coisa especial
I think you'll understand. Acho que você vai entender
When I'll feel that something Quando sinto aquela coisa especial
I wanna hold your hand, Eu quero segurar a sua mão
I wanna hold your hand, Eu quero segurar a sua mão
I wanna hold your hand. Eu quero segurar a sua mão


Adoro...
Você sabe :)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Música - Efeito Borboleta



Sempre me maravilhei com a teoria do caos que gera um gráfico parecido com uma borboleta, desde quando li o livro de Stephen Hawking ( O Universo numa casca de nóz) no qual descreve o teorema da singularidade que dá pistas sobre coisas do passado e o presente na distorção do espaço-temporal através dos colapso de estrelas .
o filme Efeito Borboleta 1 retrata isto e me emociono toda vez que o vejo. Uma simples alteração no passado pode gerar um caos no presente-futuro.
Uma coisa é certa, não podemos mudar o passado a não ser distorcendo o presente.
No final do fillme toca a música "Stop Crying Your Heart Out" do Oasis.

Baixe a música para ouvir:
Stop Crying Your Heart - Oasis

Tradução
Faça o seu coração parar de chorar


Hold on! Hold on!Segure-se
Don't be scared Segure-se
You'll never change what's been and gone Não tenha medo

Você nunca mudará o que aconteceu e passou


May your smile (May your smile)Talvez seu sorriso (talvez seu sorriso)
Shine on (Shine on) Brilhe (brilhe)
Don't be scared (Don't be scared) Não tenha medo (não tenha medo)
Your destiny may keep you warm Seu destino pode mantê-lo aquecido


(Chorus)Porque todas as estrelas
'Cause all of the stars Estão desaparecendo
Are fading away Apenas tente não se preocupar
Just try not to worry Você as verá algum dia
You'll see them some day Pegue o que você precisa
Take what you need E siga seu caminho
And be on your way E faça seu coração parar de chorar
And stop crying your heart out


Get up (Get up)Levante (levante)
Come on (Come on) Venha (venha)
Why're you scared? (I'm not scared) Por que você está assustado? (Não estou assustado)
You'll never change what's been and gone Você nunca mudará o que aconteceu e passou


Cause all of the stars
Porque todas as estrelas
Are fading away
Estão desaparecendo
Just try not worry
Apenas tente não se preocupar
You'll see them some day Você as verá algum dia
Just take what you need Pegue o que você precisa
And be on your way E siga seu caminho
And stop crying your heart out E faça seu coração parar de chorar


We're all of us starsNós somos todas as estrelas
We're fading away Nós estamos desaparecendo
Just try not to worry Apenas tente não se preocupar
You'll see them some day Você nos verá algum dia
Just take what you need Apenas pegue o necessário
And be on your way E siga seu caminho
And stop crying your heart out E faça seu coração parar de chorar

Faça seu coração parar de chorar

Faça seu coração parar de chorar


Espero que o filme Efeito Borboleta 3 que está no cinema seja tão bom quanto o 1 porque o 2 deixou a desejar.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Poesia - Momento




Momento

Pobre ignorante momento ,
perdoa meu fraco sentimento
nesse dia sem canto,
render-me-ei aos prantos.

Podre momento sem canto,
explicar-te-ei meus prantos:
Fantasmas me afagam horrendos;
Grita o meu peito tormentos

Covarde hipócrita momento,
tu teceste o cruel sentimento
aniquile o fantasmagorico fel,
do amargo expremerei mel.

Pálido finado sentimento
va para longe com o vento,
Escarra deste peito dores
Deixa aqui apenas amores.

Por Arllen Lira

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Política - Regulamentação da Profissão (Informática) , PL 607/2007 , Senado Federal


Nesta quarta-feira dia 26/08/2009 seguiu em tramitação para a Comissão de Assuntos Sociais(CAS) o Projeto de Lei que regulamenta a profissão da Analista de Sistemas e suas correlatas.

O projeto estava na CCJ(Comissão de Constituição, Justiça e cidadania) e recebeu uma emenda de alteração no Artigo 7º que prevê a criação do CONFEI(Conselho Federal de Informática), agora o projeto de lei passa ao Poder Executivo a responsabilidade de criação do conselho e não mais legisla sobre o mesmo.
A constituição prevê criação de conselhos para as profissões que exercem contato direto social, por exemplo, médico e advogados, pois estes exercem suas profissões diretamente com o público e precisam ser fiscalizados pelos seus respectivos conselhos e o Ministério do Trabalho.

Fica agora a critério do Poder Executivo verificar a necessidade de criação do conselho.

O Projeto de Lei continua exigindo o diploma para exercer a atividade, o que gera polêmica principalmente entre aqueles profissionais que trabalham há tempos na área e de alguma forma tiveram seu conhecimento autodidata. Levando-se em conta também que a exigência de diploma geraria reserva de mercado o que faz diminuir a concorrência e consequentemente a variedade de profissionais na área.

O texto não abrange profissionais de engenharia da computação e pelo que parece estes ficarão sujeitos à filiação no Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura.

Faça o Download do Projeto na Íntegra
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/materia/getTexto.asp?t=64725&c=RTF

Acompanhe a Tramitação no Senado.
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82918&p_sort=DESC&cmd=sort