sábado, 2 de outubro de 2010

Eleições 2010


Questionado sobre a autenticidade da candidatura do humorista Tiririca escrevi esta resenha que esplana minha opinião sobre o pleito democrático.

Não confudam meritocracia com democracia, se ele for eleito vai ser legítimo, se é certo aí só o tempo dirá.

Julgar antecipadamente é errôneo. O que o Tirirca faz é política sim, mas da forma que alcança o grupo que ele representa. (humor, massmídia, miséria).

Infelizmente nossa geração tem certa dificuldade em entender isso devido ao fato de alcançarmos nossos objetivos através da lei do esforço e recompensa (Mérito). Esse modelo na verdade é sectarista por excluir certas massas que não tem oportunidade de fazer parte do modelo globalizado que nós seguimos, muitas vezes por disparidades históricas e incorrigiíveis sem a ação de dispositivo que tentam corrigir paliativamente tais disparidades (Aí entra a política por exemplo das cotas para negros, índios. Sim ! Eu sou a favor das cotas).

Falo isso porque já recebi mensagens em eleições passadas que perguntavam da mesma forma se Lula poderia ser um bom presidente, era metalúrgico só com fundamental e cursinho de torneiro. Logo pela meritocracia diríamos que não, porém a democracia demonstrou que sim. O melhor presidente desde JK, tenho orgulho de ter visto isso. Sim eu rio da cara dos que duvidavam.

Nesta eleição um exemplo análogo interessante e que pode ser levado a sério é do cantor Netinho candidato a senador pelo PCdoB de SP, primeiro colocado nas pesquisas, afrente inclusive de Marta Suplicy (PT). Isso ocorre porque o cantor pagodeiro conseguiu mostrar no seu mandato de vereador que tem competência sim pra representar seu povo o qual o elegeu, povo pobre das COHABs de SP lugar onde ele nasceu e que eu já pude ver de perto. Isto é democracia. Netinho fez uma excelente legislatura de oposição , o que é não fácil na grande São Paulo, berço de tucanos e democratas da direita, descendentes de grupos oligárquicos de famílias tradicionais de empresários que sempre trataram a coisa pública como privada, grilando terras e também arrochando o trabalhador, manipulando a mídia, e, questionando quando um candidato vem das classes pobres da população se "Isso é política?."

Aqui em Manausnão é diferente, podemos tirar certas famílias que pensam que já possuem cadeira cativa no Senado , cadeira vitalícia apenas por mérito de sobrenome. Falo dos Virgílio. Não eu não voto Artur Neto, e acho irresponsável um jovem que vota. Desde 1960 essa família representa no senado o AM, já chega, isso sim é grupo oligárquico que por mérito se acha dono de uma das 3 cadeiras do nosso povo do senado.

Voto em candidatos novos que demonstram representar democraticamente o grupo ao qual eu faço parte.
Voto Vanessa 656, Voto Eron 6565, Voto Dilma 13 !!!

Os outros da coligação... Eduardo 151 e Omar 33, voto, não por serem os melhores, mas o menos piores para o projeto ao qual faço parte, projeto polítco escolhido há 8 anos no dia 27/10/2002 , lembro-me com alegria deste dia, era meu aniversário de 17 anos, pela primeira vez votei , e votei certo, desde lá nunca mais votei errado, fui mais além assumi meu posicionamento político e dou minha cara a tapa por ele, vou pras ruas, paro até Manaus se for preciso, quem me conhece sabe.

Por isso companheiros no dia 3/10 não votem errado votem na renovação, no projeto que vem dando certo.
Votem em que faz realmente políticas públicas,

ou

em quem faz humor,
em quem faz Tv miséria,
em quem vem de família tradicional,
em quem é grande empresário.

Mas votem, afinal muitos morreram (e mataram) para garantir esse nosso direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário